loader image
Auxílio Caminhoneiro: tudo que você precisa saber sobre
[reblex id='18070']
[reblex id='18790']
Quem tem direito a receber o auxílio caminhoneiro?

Com o aumento do combustível (principalmente diesel), o governo federal aprovou uma PEC para ajudar os caminhoneiros autônomos.

A Auxílio Caminhoneiro beneficiará cerca de 872.000 motoristas autônomos.

O governo federal decidiu claramente que, para receber recursos do programa Pix Caminhoneiro, os cidadãos devem estar dentro do sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Serão pagos 1.000 reais aos cadastrados na ANTT. De acordo com o governo federal, o pagamento de vale-caminhoneiro só acontecerá para quem estiver na lista da ANTT

Lembre-se, apenas os motoristas que se cadastraram antes de 31 de maio receberão o benefício. Caso contrário, o cidadão não será selecionado.

O prazo é definido para evitar o recebimento indevido de auxílio de última hora.

[reblex id='19536']
Mas como será pago o auxílio caminhoneiro?

O auxílio aos caminhoneiros, também conhecido como Bem Caminhoneiro, será pago aos trabalhadores que atenderem aos seguintes requisitos:

• Seja um caminhoneiro autônomo
• Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e CPF válidos
• Experiência mínima de 3 anos na atividade como caminhoneiro autônomo, ou cursos específicos • Ser proprietário, coproprietário ou locatário de caminhão que transporte no mínimo 500 quilos (kg) de carga
• Estar devidamente inscrito no Registo Nacional de Empresas de Transporte Rodoviário (RNTRC) até 31 de maio de 2022.
• Para receber o benefício, os transportadores de automóveis não precisam comprovar a compra de diesel ou qualquer outro tipo de combustível.

Mesmo que o caminhoneiro possua mais de um veículo, ele só poderá receber o valor de um benefício, que é de R$ 1.000,00.

Há queixas de que o sistema RNTRC não é atualizado desde 2017.

Isso pode significar que trabalhadores que não estão mais no setor e novos caminhoneiros que não podem se registrar não receberão essa assistência.

Calendário do pagamento: auxílio caminhoneiro

O auxílio será desembolsado em 6 parcelas, pois a primeira parcela não foi paga em julho, será desembolsada em 2 de agosto, saiba como.

1ª parcela 09/08
2ª parcela 09/08
3ª parcela 24/09
4ª parcela 22/10
5ª parcela 26/11
6ª parcela 17/12

Para que um caminhoneiro receba o benefício, ele deve se registrar no Registro Nacional de Caminhões Rodoviários (RNTRC) dentro de alguns dias.

Vale ressaltar que para receber o atendimento, os operadores autônomos não precisam de nenhum tipo de cadastro em aplicativos ou sites governamentais.

O Ministério das Infraestruturas vai garantir o pagamento, que dará acesso a uma base de dados de camionistas já registados na RNTRC.

O auxílio será pago separadamente para cada matrícula, e mesmo que o transportador possua mais de um veículo, ele receberá apenas o valor de um benefício durante esses seis meses.

Para determinar quais caminhoneiros autônomos têm direito ao auxílio, a ANTT envia os dados dos trabalhadores à Secretaria do Trabalho e Previdência Social.

Copyright © 2022 | Traders Brasil - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 43.384.710/0001-75