loader image

Como ter acesso ao Auxílio Brasil ou Bolsa Família

Assim, de forma resumida, este é o passo a passo do processo para o recebimento do benefício do Auxílio Brasil ou Bolsa Família.

[reblex id='18070']
Cadastramento: as famílias que se encaixam nos grupos atendidos pelo Auxílio Brasil devem manter os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) ou realizar o cadastro na Prefeitura da sua cidade. É possível fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único, disponível para Android e iPhone. A inscrição deve ser feita por um responsável familiar, acima de 16 anos, que more na mesma casa da família e, de preferência, seja mulher. Após o pré-cadastro, a pessoa tem até 240 dias para ir até um Posto de Atendimento do Cadastro Único com os seus documentos e os documentos do restante da sua família para complementar os dados.

Seleção: O Ministério da Cidadania faz a seleção das famílias contempladas com base nos dados fornecidos pelas prefeituras no Cadastro Único. O processo ocorre mensalmente e considera a renda de cada integrante, assim como a sua composição familiar.

Pagamento: As parcelas do benefícios são disponibilizadas mensalmente, de acordo com o calendário de pagamento.

Como receber o pagamento?

[reblex id='24973']
O valor do benefício é depositado na conta poupança social digital, que pode ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem. As parcelas ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário de pagamento.