loader image

Quais documentos já estão disponíveis na versão digital?

Na época dos nossos avós ou dos nossos pais não era nada difícil encontrar alguém que carregasse uma carteira, mochila ou bolsa cheia de documentos. 

O problema é que se a pessoa fosse um tanto quanto atrapalhada ou esquecida, ela corria o risco de não se lembrar onde deixou os seus documentos ou até mesmo de perdê-los, o que com certeza gerava uma baita dor de cabeça.

Entretanto, nos dias de hoje, essa não precisa mais ser a regra, uma vez que já é possível usar a versão digital de alguns documentos.

Eles podem ser utilizados através de aplicativos para Android e iPhone (iOS), facilitando a vida do cidadão, que tem a praticidade de acessar vários documentos em um único aparelho.

Mas quais documentos já estão disponíveis na versão digital? Bem, a listinha a seguir nos apresenta alguns deles:

Carteira de trabalho

Desde 2019, a contratação da maioria dos trabalhadores não precisa ser registrada em meio físico. A carteira de trabalho digital pode ser emitida por meio do aplicativo de mesmo nome, que contém todas as informações da versão impressa, como registros trabalhistas, contratos de trabalho e número do PIS/PASEP. Por lá, também é possível solicitar a segunda via da carteira física em caso de perda.

Título de eleitor

O título de eleitor digital está disponível por meio do aplicativo e-Título. Ao entrar na plataforma, o cidadão precisa responder algumas perguntas pessoais, além de informar dados como CPF e nome da mãe.

O aplicativo pode ser apresentado na hora da votação: se o eleitor possuir cadastro biométrico, o título digital elimina a necessidade de apresentar um documento oficial com foto ao votar.

Através do e-Título, também é possível checar os locais de votação, dados de eleitor e número de inscrição, além de emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. O aplicativo ainda permite checar débitos eleitorais, emitir boleto de multa para pagamento e se cadastrar como mesário voluntário.

Carteira digital de trânsito

Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito é possível emitir a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e do Certificado Nacional de Habilitação (CNH).

Ao mesmo tempo em que reúne os documentos digitais, a plataforma também apresenta as infrações do motorista. 

A partir da tela inicial do aplicativo, basta que o usuário toque nos ícones correspondentes a cada documento para conseguir baixar a sua carteira de habilitação e o seu licenciamento.

Carteirinha do SUS

O aplicativo Conecte SUS é uma plataforma que permite exibir digitalmente o número do Cartão Nacional de Saúde, que muitos brasileiros chamam popularmente de carteirinha do SUS.

No entanto, a plataforma não se limita a simplesmente apresentar os dados do documento. Além disso, quem tiver o aplicativo no seu aparelho pode acompanhar o histórico de saúde, checar consultas agendadas e verificar resultados de exames de COVID interligados à  Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O aplicativo ainda disponibiliza outras ferramentas, como visualizar locais de atendimento do SUS e cartilha de vacinas.

Carteira de documentos digitais

Há ainda o aplicativo gov.br, em que o cidadão consegue obter uma carteira de documentos digitais no celular, passando a ter acesso a uma série de documentos de identificação dentro do próprio aparelho.

Para isso, é preciso ter uma conta nível ouro ou prata no gov.br e acessar a opção “Carteira de documentos” no aplicativo. A lista de documentos digitais disponíveis na carteira do aplicativo gov.br inclui:

  • Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Carteira de Habilitação – CNH Digital, mas é só depois de gerar o documento no aplicativo Carteira Digital de Trânsito que ele pode ser adicionado e exibido no gov.br;
  • Carteira de Habilitação Técnica (CHT) emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mas o documento digital deve já ter sido gerado pelo Exército Brasileiro antes que possa ser adicionado ao app gov.br;
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM), mas o documento digital deve já ter sido gerado pelo Exército Brasileiro antes que possa ser adicionado ao app gov.br;
  • Certificado de Reservista (CR), mas o documento digital deve já ter sido gerado pelo Exército Brasileiro antes que possa ser adicionado ao app gov.br.

As informações são do Techtudo e do Governo Federal.