Carregando, aguarde...

Conheça cursos gratuitos com certificado para complementar a sua formação

Anúncio
.

Qualificação nunca é demais na vida de um profissional. Afinal, fazer cursos frequentemente é importante para manter-se atualizado na sua área de atuação e melhorar o currículo, o que pode ser muito útil para quem busca um emprego ou uma promoção.

Além disso, para quem está procurando o primeiro emprego, bons cursos podem compensar a falta de experiência no currículo. 

Do mesmo modo, o profissional que está fazendo transição de carreira e deseja migrar para outro ramo profissional pode aprender coisas valiosas ao fazer cursos voltados para a nova área.

No entanto, não é sempre que sobra dinheiro para fazer todos os cursos que se deseja e precisa. A boa notícia é que é possível encontrar cursos gratuitos com certificado na internet. 

Anúncio
.

Enquanto parte deles são inteiramente grátis, outros cobram um valor apenas pela emissão do certificado. Conheça algumas opções:

1 – Plataforma Aprenda Mais

A Plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação, oferece diversos cursos online e gratuitos em uma série de áreas do conhecimento. A lista inclui: 

  • Ambiente e saúde;
  • Informação e comunicação;
  • Produção alimentícia;
  • Ciências exatas;
  • Ciências humanas;
  • Produção cultural e design;
  • Desenvolvimento educacional e social;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Gestão e negócios;
  • Idiomas, línguas e literatura;
  • Turismo, hospitalidade e lazer. 

Não há limite de cursos por pessoa, você pode fazer quantos quiser dentro da plataforma. Além disso, não é preciso pagar qualquer taxa para obter o certificado. Acesse o site do Aprenda Mais para se cadastrar no sistema e conhecer quais cursos estão disponíveis.

2 – Cursos de inglês

Saber se comunicar fluentemente em outros idiomas é um baita diferencial para o currículo. No entanto, mesmo no caso do inglês, provavelmente o segundo idioma mais popular, o número de brasileiros fluentes passa longe de ser alto.

Anúncio
.

De acordo com uma reportagem de 2019 de O Globo, dados do instituto cultural British Council apontaram que apenas 5% da população brasileira é capaz de se comunicar em inglês. Destes, apenas 1% realmente é fluente no idioma. 

Além disso, segundo uma matéria de 2022 do G1, o Brasil ficou na 60ª posição em um ranking de proficiência composto por um total de 112 países.

A reportagem do G1 também destacou que dados de uma agência de recrutamento indicaram que um estagiário ou trainee com inglês fluente pode ganhar mais que o dobro do que um colega com inglês básico.

Já os fluentes em inglês que têm ensino superior podem receber 65% a mais, ao passo que se o cargo exercido for de diretor, o salário recebido pode ser 90% maior.

Ou seja, se você ainda patina no inglês, vale a pena procurar melhorar a fluência no idioma. Mas, que bom que existem várias opções de cursos gratuitos de inglês disponíveis na internet!

Por exemplo, a startup Kultivi, uma plataforma educacional que oferece vários cursos online gratuitos, disponibiliza um curso de inglês online com 225 aulas e certificação gratuita. Acesse o curso de inglês da Kultivi para saber como se matricular. 

Anúncio
.

A Prime Cursos é outra plataforma que oferece cursos gratuitos de inglês. Eles disponibilizam cursos como inglês básico, inglês para atendimento, inglês intermediário e gramática básica de inglês. 

No entanto, ainda que o acesso ao conteúdo dos cursos seja grátis, para obter um certificado é preciso pagar uma taxa. O valor da tarifa é de R$ 54,90 mais o frete no caso do certificado impresso e R$ 49,90 no caso do certificado digital. Confira os cursos de idiomas online grátis no site da Prime Cursos

3 – Cursos de redação

Aprimorar as habilidades de escrita é importante para quem vai fazer uma prova de vestibular, concurso público ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e precisa tirar uma boa nota na redação.

Entretanto, mais do que isso, escrever bem e com clareza também é requisito importante para uma série de atividades profissionais, além de ajudar até mesmo na hora de conseguir um emprego. Afinal, um currículo e uma carta de apresentação bem escritos fazem toda a diferença.

A boa notícia é que é possível encontrar cursos de redação gratuitos com certificado na internet. Por exemplo, a Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece um curso de técnicas de redação no nível iniciante.

Os cursos da plataforma da Fundação Bradesco têm certificado e o aluno pode acessá-los se tiver um aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final. Acesse o curso de técnicas de redação da Escola Virtual da Fundação Bradesco e saiba mais.

Outra opção de curso de escrita é o Texto Fácil, ofertado pelo Lúmina, que é uma plataforma de cursos abertos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Tanto o conteúdo do curso quanto o certificado são gratuitos.

O curso é focado em estratégias de simplificação textual para a produção de textos mais claros e fáceis que possam ser compreendidos por diferentes públicos, mesmo que eles não façam parte da sua área de atuação. 

Ainda que esse não seja o seu foco, as estratégias podem ajudar a tornar a sua escrita mais clara, o que pode ser útil para qualquer profissional. Acesse a plataforma Lúmina para saber mais sobre o curso Texto Fácil.

4 – Cursos de Pacote Office

Saber operar os programas do Pacote Office para produzir relatórios e outros tipos de texto, trabalhar com planilhas e montar apresentações também é pré-requisito para uma série de profissões.

A Microsoft conta com uma plataforma de treinamento gratuito que ensina a usar as principais funções de ferramentas como Word, Excel, PowerPoint, entre outros. Acesse o site do Treinamento do Microsoft 365 para conhecer.

No entanto, para as pessoas que além de aprender a operar os programas do Pacote Office, também precisam de certificados para comprovar que possuem treinamento nas ferramentas, a saída pode ser, mais uma vez, a Escola Virtual da Fundação Bradesco.

A plataforma conta com cursos básicos, intermediários e avançados de Excel 2016 e Word 2016, além de PowerPoint 2016 nos níveis básico e avançado. Além disso, a Fundação Bradesco disponibiliza cursos de outras ferramentas da Microsoft, como OneNote, OneDrive, Outlook, Planner e Teams.

Basta digitar “Microsoft” na barra de busca da Escola Virtual da Fundação Bradesco para ver os cursos de Pacote Office que estão disponíveis na plataforma. 

5 – Plataforma Brasil + Digital

Já que estamos falando no uso de ferramentas tecnológicas, para quem precisa ampliar os seus conhecimentos e habilidades na área, vale a pena dar uma olhada nos cursos online e gratuitos disponibilizados no site Brasil + Digital.

Eles vão desde noções mais básicas com o Microsoft Office até treinamentos em programação. A plataforma concede um certificado de conclusão, que fica disponível para download após o término da avaliação do curso. Acesse o site do Brasil + Digital para conferir a lista completa de cursos oferecidos na plataforma

6 – Cursos para quem trabalha na área rural

Quem trabalha no campo também pode se qualificar para aprimorar as suas habilidades. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece uma série de cursos grátis e com certificado, que incluem temas como sustentabilidade, tecnologias do setor agropecuário, biomas, crédito rural, empreendedorismo e gestão de negócios.

Depois de concluir todas as atividades obrigatórias do curso e responder a uma pesquisa de satisfação, o aluno tem direito ao certificado, disponibilizado apenas no formato digital. Acesse o catálogo de cursos no site do Senar para conhecer as opções

7 – Rock University

Cada vez mais, o marketing digital ganha espaço como uma ferramenta estratégica para a divulgação de produtos, serviços e empresas. Mas, para ter bons resultados é preciso saber como trabalhar a ferramenta.

Existem plataformas que oferecem cursos grátis na área, como a Rock University da Rock Content. Alguns cursos da plataforma possuem certificação gratuita. Por exemplo:

  • Copywriting;
  • WordPress;
  • Produção de Conteúdo;
  • Revisão de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo. 

Alguns cursos da plataforma da Rock Content exigem um teste para obtenção do certificado, já outros requerem apenas que todas as lições sejam assistidas e concluídas. Acesse o site da Rock University para conhecer os cursos com certificação gratuita

8 – Cruzeiro do Sul Virtual

Você certamente conhece a Cruzeiro do Sul Virtual como o braço da Universidade Cruzeiro do Sul que permite aos alunos fazer a sua graduação de maneira remota. No entanto, a instituição que atua no EAD (ensino à distância) com cursos superiores também oferece uma série de cursos livres gratuitos. 

A lista inclui formações em diversas áreas, como:

  • Animação digital;
  • Design thinking;
  • Educomunicação;
  • Gestão avançada de marketing;
  • Gestão de pessoas e negociação;
  • Gestão por processos;
  • Jogos para dispositivos móveis;
  • Liderança;
  • Nutrição ideal para o exercício físico;
  • Perícia forense e computacional;
  • Planejamento visual e gráfico;
  • Recursos ambientais e poluição;
  • Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócios;
  • Competência e gestão de talentos;
  • A linguagem na elaboração de materiais para EAD.

Para conseguir certificado de um dos cursos livres gratuitos da Cruzeiro do Sul Virtual, o aluno precisa concluir todos os módulos e fazer uma avaliação dos seus conhecimentos. Se for aprovado, ele recebe um certificado online gratuito. Com informações do Educa Mais Brasil.

Acesse a vitrine dos cursos livres gratuitos da Cruzeiro do Sul Virtual para conhecer quais formações estão disponíveis e ter mais informações.

Atenção

A disponibilidade dos cursos e certificados gratuitos pode mudar conforme a data em que você acessar cada plataforma. 

Anúncio
.

Informamos que nós do portal Traders Brasil não somos responsáveis pela liberação ou aprovação de nenhuma linha de crédito, apenas trazemos informações que atendam as necessidades dos nossos leitores. Devido a velocidade que ocorre a mudança das informações nosso site pode ficar desatualizado, portanto não garantimos a atualidade das informações. Não solicitamos nenhum tipo de informação pessoal e não realizamos qualquer tipo de cobrança. Caso isso aconteça, entre em contato com a nossa equipe imediatamente.