Cartão de crédito é aquele que você usa para fazer as suas compras e só paga por elas quando a fatura chega uma vez por mês, no dia escolhido por você, certo? Sim, mas não necessariamente. Calma, vamos explicar!
Embora esse seja o tipo mais comum e conhecido de cartão de crédito, existe uma modalidade diferente: o cartão de crédito pré-pago, como o que é oferecido pelo Acesso Bank.
Como o cartão de crédito Acesso funciona?
Sabe o celular pré-pago? Em que você compra um determinado valor de crédito para gastar usando os serviços da operadora durante certo tempo? O cartão de crédito pré-pago do Acesso Bank é mais ou menos assim.
A diferença é que cada transação feita com o cartão é descontada automaticamente na sua conta. Portanto, se quiser fazer algumas compras com o cartão de crédito Acesso, você precisa deixar algum dinheiro na conta que tem com o banco.
Como o valor é descontado na hora, não há mensalidade ou fatura. Além disso, conseguir uma conta e o cartão do Acesso Bank é mais fácil, já que eles não realizam nenhum tipo de análise de crédito ou checagem financeira. Basta baixar o aplicativo do banco e solicitar o serviço.
Não é a mesma coisa que um cartão de débito?
O conceito é parecido, mas não é exatamente a mesma coisa. Isso porque com um cartão de débito comum, você não pode assinar alguns serviços de streaming, por exemplo, que só aceitam pagamento no cartão de crédito.
Assim, caso não consiga ou não queira ter um cartão de crédito convencional, usar um cartão pré-pago que funciona como cartão de crédito é uma saída para poder contratar esses serviços.
É cobrado algum tipo de taxa?
É preciso que haja algum dinheiro no saldo da conta no Acesso Bank, já que o uso do cartão de crédito pré-pago é descontado na hora. Entretanto, a instituição financeira não cobra nenhum tipo de taxa extra para a manutenção da conta.
Segundo o site do Acesso Bank, tanto a solicitação do cartão por meio do aplicativo quanto a anuidade do cartão de crédito Acesso são gratuitas.
Entretanto, no site Meu Acesso, dedicado exclusivamente ao cartão pré-pago, consta uma série de valores que o cliente precisa pagar para pedir, manter, recarregar e até usar o seu cartão de crédito Acesso. Confira a lista de tarifas na íntegra.
Além disso, é necessário arcar com uma tarifa de R$ 6,90 caso queira sacar o dinheiro que está na conta. O saque pode ser feito por meio de um caixa eletrônico do Banco 24 Horas e em redes credenciadas.
Mais segurança
O cartão de crédito Acesso promete ser mais seguro porque o número do cartão e demais dados do cliente ficam somente no aplicativo. Assim, caso o usuário perca o cartão ou seja roubado, não há como outra pessoa ter acesso a essas informações.
Praticidade
Essa estratégia também permite que o cliente tenha mais praticidade. Afinal, ao perder ou ter o seu cartão roubado, ele só precisa pedir um novo, porém os dados continuam os mesmos, já que as informações não estão disponíveis no cartão físico.
Com isso, o cliente não precisa perder tempo ou ter a dor de cabeça de alterar os dados do cartão em todos os lugares onde ele já estava cadastrado, como lojas virtuais ou serviços de streaming.
Tecnologia de aproximação
Para efetuar os pagamentos com mais rapidez e praticidade, o cliente pode escolher usar a tecnologia de aproximação ao passar o seu cartão nas maquininhas de lojas, empresas e demais serviços que contratar ou até mesmo no ônibus.
Onde o cartão de crédito Acesso é aceito?
É possível utilizar o cartão de crédito pré-pago do Acesso Bank em todo o mundo, nos estabelecimentos físicos e empresas online que aceitam a bandeira Mastercard na função crédito.
Falando em compras online, por meio do aplicativo do banco, o usuário também tem a opção de gerar um cartão virtual, que permite efetuar pagamentos via internet com maior segurança. O cliente não precisa pagar nada pelo seu cartão virtual.
Mas, nem tudo é perfeito
Se por um lado, o cartão de crédito Acesso traz essas vantagens, por outro, ele tem algumas limitações. Por exemplo, não é possível utilizar o cartão para parcelar as suas compras, justamente a facilidade que leva muita gente a buscar um cartão de crédito.
Além disso, o cartão não permite realizar compras que exigem pré-autorizações ou reservas de crédito. Ao mesmo tempo, ele não aceita serviços como empréstimos, financiamentos, corretoras de seguros, aluguel de carros e apostas em jogos de azar.