Após o Copom, juros dos títulos diretos do Tesouro caíram na quinta-feira

Publicidade

Publicidade

São Paulo – Depois que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a taxa Selik em 2% ao ano, o custo dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto caiu na tarde desta quinta-feira (10).

Em nota divulgada ao final da reunião, as autoridades monetárias voltaram a enfatizar as altas recentes da inflação e esperam que esse valor continue elevado em dezembro.

O artigo dizia: “Apesar de maiores pressões inflacionárias no curto prazo, o comitê ainda conclui que o choque atual é temporário, mas ainda precisa continuar atento às suas mudanças, especialmente medidas básicas de inflação”

Publicidade

Na avaliação de Thaís Zara, economista sênior da LCA Consultores e Patrícia Pereira, estrategista-chefe da MAG Investimentos, o que mais nos surpreendeu foi o fato de o Copom anunciar que encerraria em breve seu guidance de previsibilidade de longo prazo, lançado com juros menores. mercado.

“O que me chamou a atenção é que recebemos o feedback do diretor e presidente da British Columbia Roberto Campos (Roberto Campos) de que essa orientação voltada para o futuro está relacionada ao seu objetivo principal, que é manter o posicionamento no mercado e reduzir a transmissão ao vivo de Patrícia no InfoMoney. Significa: “Volatilidade e ruído relacionado à próxima variação da taxa de juros”.

“E todo mundo vê que o ponto onde a orientação voltada para o futuro pode entrar em colapso são as finanças, mesmo que saibam que o sistema está relacionado ao objetivo. Acho que há um grande problema de comunicação com a colocação do novo parágrafo. A questão não é se ele (BC) Correto, mas a forma de explicar por “desistência o quanto antes” não condiz com a última comunicação do BC. (…) Do que ele está falando, o que está fazendo agora, descansou. Acrescentou que espero mudar em alguns minutos Explicação forte.

Thaís disse que a LCA esperava que a taxa de juros Selic subisse já em meados de 2021, com a taxa de juros de final de ano em 3%. “Talvez com esse sinal, possamos ter expectativa para esse movimento, talvez na reunião de junho, talvez em maio. Ele disse que isso vai depender muito de como serão realizadas as atividades neste início de ano e inflação.

Publicidade

O economista Alberto Ramos, do Goldman Sachs, disse em relatório que espera que o Copom consiga manter a Selic no nível atual até o segundo semestre de 2021, para então começar a gradativamente Normalize a taxa básica de juros.

“No entanto, embora esperemos que o Copom aguarde pacientemente, reconhecemos que, dados os atuais níveis de juros reais e nominais extremamente baixos, os riscos do ciclo esperado de normalização da moeda e da inflação podem ser limitados, escreveu ele: , Pode acontecer. ”

Mercado de hoje

No Tesouro Direto, o prêmio anual dos títulos prefixados com vencimento em 2026 é de 6,74%, ante 6,78% ontem. Por outro lado, até 2031, a taxa de juros para o mesmo papel que paga juros semestrais cairá de 7,38% para 7,33% ao ano.

Entre as contas indexadas à inflação, a taxa anual para as contas com vencimento em 2026 é de 2,50%, ante 2,52% nesta tarde. Os juros pagos pelo IPCA + 2035 Ministério da Fazenda foram de 3,76%, ante 3,84% no período anterior.

Cena doméstica

Publicidade

Ainda um dos destaques do dia, as vendas no varejo em outubro aumentaram 0,9% em relação a setembro, valor superior à projeção de economistas consultados pela Bloomberg, que aumentaram 0,1%. Com isso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo bateu recorde pela terceira vez consecutiva e também ficou 8,0% acima do nível pré-pandêmico de fevereiro.

No acumulado do ano, as vendas no varejo aumentaram 0,9%, e o acumulado em 12 meses foi de 1,3%.

No campo político, o destaque está na renúncia do ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio no dia anterior e na indicação de Gilson Machado, que nomeou a Embratur (Agência Internacional de Promoção do Turismo do Brasil).

Os investidores também supervisionaram as eleições para a Câmara dos Representantes. Ontem, o vice-presidente federal Arthur Rila (PP-AL), com o apoio do presidente Jal Bolsonaro (sem partido) e dos partidos políticos que constituem a organização central, iniciou sua candidatura ao palácio presidencial: progressistas , PSD, PL, Unity e Avatar. Também recebeu apoio do Patriota, PROS e PSC. A previsão é de que, nesta semana, o PTB se junte oficialmente à sua candidatura.

Publicidade

Por outro lado, as lideranças dos seis partidos anunciaram que o novo grupo da Câmara dos Deputados formado por DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV será composto por 147 deputados em 2021. Segundo o titular do DEM, Efraim Filho (DEM-PB), o movimento faz parte dos esforços do atual prefeito Rodrigo Maia (DEM-RJ) para eleger um sucessor. Nenhum candidato foi selecionado.

Maia disse nesta quarta-feira que o governo vai eleger “com urgência” um aliado como prefeito para fazer avançar a agenda aduaneira e minar a agenda ambiental.

Vale lembrar, ainda, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira proposta que prevê a autorização temporária para o uso emergencial da vacina do país contra Covid-19 em caráter experimental.

Quadro internacional

No exterior, os investidores estão atentos às negociações nos Estados Unidos sobre um novo pacote de estímulo econômico.

Publicidade

Ontem, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse que os republicanos e democratas continuam procurando maneiras de fazer avançar as negociações.

Lá, o mercado também acompanhou a abertura de um processo antitruste nacional contra o Facebook, alegando que a gigante do Vale do Silício agiu “predatória” ao comprar concorrentes menores, incluindo Instagram e WhatsApp.

O ministro britânico, Boris Johnson, que ainda está no exterior, e Ursula von der Leyen, a presidente dos reguladores da UE da União Europeia, se reuniram ontem para discutir o novo acordo comercial pós-Brexit. Termos. Ainda existe um impasse em questões essenciais, incluindo direitos de pesca e regras de concorrência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo