Após eliminar as perdas anuais, o Ibovespa estava sob pressão da Vale e de siderúrgicas. Dólar fica em alta

São Paulo – Depois que o contrato futuro de minério de ferro caiu 3,21% na segunda-feira, o Ibovespa caiu na segunda (14) sob pressão das quedas da Vale (VALE3) e do aço. No auge do pregão, o índice caiu zero ao longo do ano, atingindo 115.740 pontos.

Preocupante é que os produtores de aço chineses pediram aos reguladores que investiguem o aumento de preços dos contratos futuros de minério de ferro negociados na Bolsa de Dalian na sexta-feira passada em até 10%.

A notícia transmitida também trouxe a perspectiva de falta de vacinação no Brasil, a ampliação do atendimento emergencial poderia ser incluída em um projeto do Senado.

No entanto, a equipe de análise da política do XP apontou que essa informação se refere a um novo projeto de lei proposto pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que não tem competência para retirar recursos do teto de gastos e ainda precisa de aprovação Antes de o Senado e a Câmara dos Representantes entrarem em vigor, ele foi aprovado pelo presidente Zal Bolsonaro.

Lá fora, a bolsa de valores continua em alta, e a previsão é que a vacina contra o coronavírus comece hoje nos Estados Unidos. Os americanos usarão vacinas desenvolvidas pela Pfizer e BioNTech.

Ainda nos Estados Unidos, há notícia de que um plano de estímulo bipartidário de US $ 908 bilhões pode ser submetido ao Congresso hoje, mas está dividido em duas partes para aumentar as chances de aprovação. Essa ideia dará início a um projeto de US $ 748 bilhões para fornecer financiamento para o desemprego e pequenas empresas, e fornecer proteção contra responsabilidades e assistência estatal para outro projeto.

Porém, nem todas as notícias do exterior são positivas. Enfrentando a segunda rodada do coronavírus, a Alemanha fechará escolas e outros negócios desnecessários. “Parentes, amigos e contatos só podem se encontrar com até cinco pessoas em duas casas, exceto no feriado de Natal, e apenas entre 24 e 26 de dezembro, exceto durante a véspera e o dia de ano novo.” A primeira-ministra Angela Merck. (Angela Merkel) anunciou.

Aqui, as expectativas das pessoas foram acionadas pela votação do Congresso sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) esta semana, que foi frustrada por outro adiamento das emendas propostas à Constituição de Emergência (PEC). Se não houver LDO, o governo correrá o risco de paralisação das obras (paralisação total dos serviços públicos), de modo que a previsão geral é que a aprovação seja dada ainda este ano.

Às 13h24, horário de Brasília, o Ibovespa (Ibovespa) caía 0,21%, para 114.886 pontos.

Ao mesmo tempo, o dólar comercial subiu 1,25% nas compras a 5,1089 reais e nas vendas a 5,1094 reais. O preço do dólar futuro com vencimento em janeiro de 2021 subiu 0,9%, para 5,111 reais.

No mercado de juros futuros, o DI de janeiro de 2022 aumentará 5 pontos base para 3,05%, o DI de janeiro de 2023 aumentará 17 pontos base para 4,40% e o DI de janeiro de 2025 aumentará 9 pontos base. . O ponto-base é de 5,99%, enquanto o investimento direto em janeiro de 2027 registrará variação positiva de 10 pontos-base, que é de 6,84%.

Entre os indicadores, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), aumentou 0,86% em relação ao mês anterior, valor inferior à mediana esperada pelos economistas. , Indicando aumento de 1,05% no período. Em setembro, o crescimento econômico foi revisado para 1,29%, ante 1,68% registrado anteriormente.

De acordo com o Relatório BC Focus, os economistas do mercado financeiro não fizeram grandes mudanças em suas projeções para o PIB do Brasil em 2020. O valor mediano esperado desses dados caiu ligeiramente de 4,4% na semana passada para 4,41% nesta semana. Até 2021, estima-se que o número mantenha um crescimento de 3,5%.

Na comparação com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 2020, a projeção passa de 4,21% na semana passada para 4,25% hoje. Em 2021, a mediana esperada dos principais indicadores de inflação do Brasil continuará crescendo 3,34%.

A previsão do dólar americano para o final de 2020 também oscilou, passando de 5,22 reais na semana passada para 5,20 reais agora. No entanto, a maior variação ocorreu nas expectativas para o câmbio de 2021, que passaram de 5,10 reais por dólar no final do ano para 5,03 reais.

PEC Emergencial

De acordo com reportagem do Valor econômico, o governo espera reintroduzir a ênfase no texto da PEC emergencial, da Convenção Federal e do Fundo, já que o comunicado está atrasado.

Segundo fontes ouvidas pelo Valor, a proposta será colocada em votação em dezembro, mas o Ministério da Economia acredita que não há pontos importantes como redução de 25% nos salários, redução da jornada de servidores e ocupação de recursos imobiliários. Saúde e educação.

Para a mesma fonte, o texto torna-se “ruim” porque o relatório apresentado “fará pouco para ajudar a atingir o teto de gastos”.

Vacinação no brasil
No sábado, a Procuradoria Geral da República (AGU) enviou um plano de vacinação contra a Covid-19 ao Supremo Tribunal Federal, que o divulgou.

O plano está dividido em quatro fases, fornecendo 108,3 milhões de doses, o suficiente para vacinar mais de 51 milhões de grupos prioritários. A primeira fase concentra-se em trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas com mais de 75 anos e pessoas com 60 ou mais que vivem em lares de idosos.

Embora o governo afirme que deve ser vacinado no primeiro semestre, não há data para iniciar a vacinação. O governo afirma que a definição da data depende da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esta questão deve ser mantida na ordem do dia. No domingo, o ministro do STF Ricardo Lewandowski ordenou ao Ministério da Saúde que informasse ao plano nacional de vacinação as datas de início e término em até 48 horas.

Posteriormente, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco (Elcio Franco) divulgou um vídeo gravado na última sexta-feira, dizendo que seria uma irresponsabilidade precisar uma data sem o registro aprovado pela Anvisa. Ele enfatizou que a agência não exige vacinas de emergência.

O governo disse que planeja usar uma vacina produzida pela AstraZeneca em cooperação com a Universidade de Oxford. Pelo acordo, o governo receberá 100,4 milhões de doses do produto até julho de 2021, e a Fiocruz deverá produzir mais 160 milhões de doses a partir do insumo fornecido pela AstraZeneca.

O plano também prevê que, sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde, sejam adquiridas 42,5 milhões de doses do consórcio Covax, e a entidade planeja fornecer aos participantes vacinas aprovadas por meio do plano. O governo afirmou que pode adquirir outras vacinas, dependendo da aprovação da Anvisa.

Na semana passada, o governo federal assinou um memorando para abrir caminho para a compra de 70 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Ele vem sendo aplicado nos Estados Unidos desde segunda-feira e no Reino Unido desde a semana passada.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo