7 dicas para encontrar passagens aéreas baratas em 2025 | Mercado de Finanças

7 dicas para encontrar passagens aéreas baratas em 2025

Em 2024 não deu certo, mas um dos seus principais objetivos para 2025 é viajar? Uma maneira de garantir que o passeio realmente aconteça no ano que vem é começar o planejamento desde agora.

Depois de escolher o destino, um dos próximos passos é providenciar o transporte até o local. Para que os voos de ida e volta não comprometam boa parte do orçamento da viagem, um dos objetivos nessa etapa deve ser encontrar passagens aéreas baratas. Não sabe muito bem como fazer isso? As dicas a seguir podem te ajudar!

1 – Compare preços

Sempre que houver uma folguinha na sua agenda, compare os preços das passagens em diferentes plataformas. Ao fazer essa análise, leve em conta os valores das taxas adicionais, que podem variar de acordo com o site. Para saber quais custos serão incluídos no preço total, leve o seu carrinho até a etapa final.

É possível consultar os valores dos voos nas páginas oficiais das companhias e em ferramentas de busca de passagens aéreas, como Google Flights, Turismo City, Skyscanner, Kayak, Momondo, Skiplagged e Expedia.

2 – Cuidado com as pegadinhas

Para não cair na armadilha do barato que sai caro, leia todas as condições e regras das promoções de voos. 

É importante prestar atenção em detalhes como os horários de embarque e desembarque, os aeroportos de onde o avião parte, onde faz conexão e onde desce no destino final, as políticas de bagagem, quais companhias operam os voos, as formas de pagamento disponibilizadas e todas as taxas e tarifas incluídas no valor.

Além disso, alguns preços valem somente para saídas em determinadas cidades ou exigem que a viagem ocorra dentro de certo período. É preciso levar todos esses aspectos em consideração para concluir se uma oferta realmente vale a pena em comparação às outras promoções.

3 – Quando comprar? 

Buscar as opções de voo de madrugada ou em dias úteis é uma estratégia para achar tarifas mais em conta, pois a demanda costuma ser menor nesses períodos. De acordo com o site Quanto Custa Viajar, uma pesquisa do Cheap Flights apontou que as terças-feiras são os melhores dias da semana para encontrar passagens baratas. 

Por sua vez, a Airlines Reporting Corporation (ARC), que avaliou 1 bilhão de voos de 2016 a 2017, indicou que o domingo é o melhor dia, especialmente para quem procura voos internacionais mais em conta. Já durante a semana, a quinta e a sexta-feira são os dias recomendados.

Outra dica dos pesquisadores é comprar as passagens aéreas pelo menos 30 dias antes da viagem para achar as taxas mais baixas possíveis.

4 – Ative alertas de preços

Em diversos sites e aplicativos é possível criar alertas para acompanhar as mudanças de preços de passagens aéreas específicas. Ao fazer isso, você passa a ser notificado quando ocorre uma queda expressiva no valor.

5 – Limpe os cookies do navegador

Esta não é uma hipótese oficial, mas acredita-se que ela aconteça muito: o preço de uma passagem de avião pode aumentar a cada visita que você fizer à mesma página. A justificativa é que os acessos repetidos indicam que você tem um grande interesse em determinada data e destino.

Para prevenir-se contra o truque, a recomendação é limpar os cookies do seu navegador ou acessar os sites por meio de janelas anônimas. Com isso, os seus interesses não serão rastreados e as chances de que os preços permaneçam congelados serão maiores.

6 – Considere as escalas

Se você não estiver com pressa para chegar no destino ou não tiver compromisso com hora marcada na cidade que pretende visitar, considere comprar voos com conexão. Isso porque eles geralmente são mais baratos do que os voos diretos.

Entretanto, ao comprar passagens com escala, cheque com antecedência os aeroportos em que o avião vai descer e os horários de embarque e desembarque para organizar direitinho a logística e o transporte na sua chegada e saída da cidade para onde vai viajar. 

Por exemplo, se você desembarcar de madrugada em um aeroporto distante e não houver conhecidos no local, poderá ser preciso pegar um táxi, pedir uma corrida por aplicativo ou agendar previamente o transporte com um motorista particular.

7 – Programas de fidelidade e cashback

Verifique se você não tem milhas disponíveis em programas de fidelidade. Caso haja, utilize os pontos acumulados para amenizar os preços das passagens aéreas. Além disso, há plataformas de compras que oferecem cashback para quem reserva voos, o que também dá uma ajudinha para aliviar os custos da viagem.

As informações são do Quanto Custa Viajar, do Nomad Global e do Remessa Online.