4 sinais de que talvez não seja hora de viajar | Mercado de Finanças

4 sinais de que talvez não seja hora de viajar

Quem em sã consciência consegue dizer não à oportunidade de fazer uma viagem? Passar uns dias que seja em um cenário diferente, conhecer lugares e pessoas novas, comer coisas gostosas e sair da rotina parece um sonho. Especialmente quando você está cansado e super estressado com o seu dia a dia.

No entanto, existem os momentos ideais para colocar a roupa de turista e seguir rumo a uma viagem, assim como existem os períodos que não são tão apropriados assim. Mas como saber se é hora ou não de viajar? As dicas a seguir podem te ajudar.

1 – A sua situação financeira não está boa

Uma coisa é não possuir dinheiro no momento, mas ter a garantia de um salário todo mês na conta, a partir do qual você pode arcar com as prestações do transporte, hospedagem e demais gastos de uma viagem.

Outra bem diferente é estar desempregado, sem dinheiro na conta do banco ou endividado. Embarcar em uma viagem cara nessa situação é pedir para se afundar ainda mais nos seus problemas com dinheiro.

Em casos como esse é melhor esperar até as coisas ficarem estáveis na área financeira para não retornar para casa com um rombo no orçamento praticamente impossível de ser sanado.

2 – Você está doente

Você planejou a viagem por um tempão e está sonhando com ela há meses. Porém, um pouco antes de embarcar, você ficou doente ou lesionou alguma parte do corpo e sabe que não estará recuperado a tempo de aproveitar o passeio.

Tentar viajar mesmo assim parece tentador, mas não é uma boa ideia. Em primeiro lugar porque forçar o corpo a enfrentar uma viagem e passar uns dias ou semanas em um local estranho poderá prejudicar a sua recuperação e ser perigoso para a sua saúde. Se houver uma piora, como garantir que você receberá o atendimento adequado? 

Segundo, mesmo que não piore, você provavelmente não conseguirá aproveitar tão bem a viagem quanto poderia se estivesse bem de saúde. Por mais triste que seja, o ideal é adiar o passeio e agendá-lo para uma data na qual você já esteja 100% recuperado.

3 – Os problemas urgentes não vão te deixar quieto

Viajar pode ser uma ótima estratégia para relaxar a mente e parar de pensar nos problemas. Mas há casos em que eles são tão urgentes que mesmo fora da cidade, você receberá mensagens, e-mails e telefonemas que não permitirão que você curta o passeio.

Em casos como esse, vale a pena refletir: será que antes de colocar o pé na estrada, não é melhor resolver algumas pendências de emergência para poder viajar em paz e aproveitar o passeio sem ser perturbado?

Por outro lado, isso não significa que você tenha que ficar obcecado por cada detalhezinho da vida cotidiana. Algumas coisas são urgentes, mas outras podem ser resolvidas depois da viagem e há ainda a possibilidade de delegar funções para outras pessoas enquanto você curte o seu merecido descanso. 

4 – Você não quer viajar com essas pessoas

Talvez você tenha combinado de viajar com um grupo de pessoas há certo tempo, mas hoje já não se sente mais tão confortável ao lado delas. Outra possibilidade é que seus amigos ou familiares tenham incluído alguém que não é da sua confiança na viagem.

Você tem todo o direito de voltar atrás e dizer que não deseja mais fazer essa viagem. Por mais legal, divertido, bonito ou interessante que o destino pareça ser, é fundamental que você se sinta bem ao lado dos seus companheiros de viagem.

Ao viajar com alguém, mesmo que em um grupo grande, você necessariamente precisará passar certo tempo com essa pessoa. Se ela te incomodar de alguma maneira, falar algo que você não gosta, fizer piadas inconvenientes ou não contribuir da maneira que todos os participantes combinaram, isso poderá estragar a sua experiência de viagem.

Portanto, é melhor voltar atrás e viajar em uma próxima oportunidade, com pessoas agradáveis e que te fazem bem ou até mesmo sozinho.