loader image

Você precisa pensar nisso ao planejar a sua próxima viagem

Depois de muito tempo, você finalmente conseguiu marcar um período mais longo de férias e decidiu que, além de tirar uns dias para descansar, também vai aproveitar para sair da rotina e viajar por alguns dias ou semanas.

No entanto, para que dê tudo certo na viagem, desde o dia do embarque até a data do seu retorno, é importante que você comece a planejá-la desde já. Assim, diminuem as chances de precisar lidar com problemas durante as suas férias e você pode se dedicar apenas a curtir o passeio.

Não sabe muito bem por onde começar esse planejamento? Então, confira a seguir algumas das coisas nas quais você precisa pensar ao planejar a sua próxima viagem.

Orçamento

A não ser que você tenha uma quantia bem gorda de dinheiro sobrando para arcar com a viagem e possa gastar sem limites, o primeiro e mais importante passo do planejamento deve ser definir o orçamento.

Isto é: estabelecer quanto você pode gastar com a sua viagem, incluindo passagens, hospedagem, passeios, alimentação, transporte e demais custos, sem comprometer as finanças quando voltar para casa.

A possibilidade de parcelar os gastos da viagem no cartão de crédito facilita e é atraente, mas você não deve se comprometer com valores acima do que consegue pagar nos próximos meses para evitar se endividar.

Destino

Uma vez que o orçamento for definido, você já terá uma noção para onde consegue viajar. Existem destinos incríveis que cabem em diversos bolsos, tanto dentro do Brasil quanto no exterior.

Se você já tiver uma listinha de lugares que deseja conhecer, pesquise quais desses destinos cabem no seu orçamento e, então, escolha o que mais te agradar no momento.

Data, duração, passagem e hospedagem

Não se esqueça também de escolher em que período do ano mais ou menos você deseja viajar e quanto tempo a sua viagem deve durar. Inclusive, a duração da viagem é outro aspecto que vai depender do orçamento que você tem disponível.

A partir disso, comece a pesquisar passagens e hospedagens disponíveis para essa época e contrate-os assim que encontrar boas opções por preços satisfatórios que caibam no seu orçamento. 

Outra opção quando se fala em passagens e hospedagens é recorrer a pacotes de agências de viagens, o que pode facilitar o processo, desde que isso caiba no seu orçamento, é claro.

Documentos necessários

Depois de escolher o destino da viagem, outra coisa que você não pode deixar de fazer é confirmar quais documentos são obrigatórios para que você consiga viajar e entrar no seu local de destino.

Para viagens nacionais, você pode precisar de carteira de identidade com foto recente ou outro documento de identificação com foto, como passaporte, carteira de trabalho ou carteira de motorista. Além disso, o CPF também pode ser exigido.

Por sua vez, para as viagens internacionais, mais documentos e autorizações podem ser necessários, como passaporte, visto, passagens de ida e volta, comprovante financeiro que demonstre que você tem condições de permanecer no país, seguro viagem e comprovante de vacina contra febre amarela.

Montagem do roteiro

Para não chegar na cidade visitada e ficar sem saber o que fazer ou para onde ir, nada como montar o roteiro, planejar os passeios e contratá-los previamente.

Com tudo planejadinho, você não vai precisar desperdiçar tempo da viagem pensando no que visitar ou correndo atrás de ingressos e de formas de chegar ao local.

Sem contar que vai evitar filas, eliminar os riscos de não encontrar vaga para um programa que deseja muito fazer e que pode até conseguir descontos, caso haja promoção para quem comprar entradas com antecedência.

Porém, vale a pena deixar um dia ou outro livre no roteiro da viagem, para que você possa curtir a cidade sem se preocupar com horários, reprogramar algum passeio caso haja um imprevisto ou incluir uma atividade de última hora que você descubra quando já estiver no local.

O que comer e como se locomover

Talvez o hotel ofereça uma ou mais refeições dentro do seu pacote, mas você também vai precisar pensar em como se alimentar nos outros momentos do dia ou durante os passeios. A escolha dos locais onde comer vai depender do seu orçamento, portanto, vale a pena pesquisar antes.

Da mesma forma, com base no orçamento, é importante pesquisar as opções de transporte disponíveis no seu destino e definir como você vai se locomover pela cidade: ônibus, carro de aplicativo ou táxi, por exemplo? Com informações do Mapa de Viajante e do Passagens Promo.