loader image

O que não fazer ao procurar um emprego

Talvez você esteja de olho em uma colocação no mercado profissional porque está em busca do seu primeiro emprego, foi demitido ou decidiu que é hora de deixar o trabalho atual. Independente do seu caso, é muito provável que você já tenha recebido diversas dicas a respeito do que fazer ao procurar um emprego.

Muitas delas são extremamente úteis e realmente podem te ajudar. Entretanto, tão importante quanto saber o que fazer é ter em mente o que você não deve fazer ao procurar um emprego. Por exemplo:

Não se inscrever em todas as vagas possíveis

Enquanto o emprego não chega logo e as contas acumulam, o desespero pode bater. Entretanto, na hora de buscar pelo primeiro ou novo emprego é importante avaliar as vagas antes de se candidatar a elas, refletindo se aquele é um trabalho que você deseja e é capaz de executar em longo prazo.

Ao se inscrever em todas as vagas possíveis, corre-se o risco de acabar em um trabalho que não seja tão adequado para você. Resultado: em poucos meses, você pode notar que aquilo não está dando certo ou sendo vantajoso e se ver obrigado a procurar por um novo emprego outra vez.

Não mandar o currículo para todos os funcionários e setores da empresa

A coordenadora de qualidade da Adecco Brasil Fabiane Cardoso apontou à Exame que este é um dos principais erros cometidos na etapa de envio de currículo. Mandar o currículo para os mais diferentes setores e funcionários da empresa onde você quer trabalhar provavelmente não vai ajudar a conseguir uma entrevista.

Além disso, pode soar mal, especialmente se você for insistente e inconveniente ao enviar mensagens para pessoas que não tem poder de decisão na contratação de funcionários e que nem sabem como você conseguiu o contato delas.

A orientação é enviar o currículo para o canal correto, descrito no anúncio da vaga, como o e-mail do departamento de seleção, o cadastro no site da empresa ou uma rede social, como o LinkedIn. 

O consultor de carreira da Produtive André Ribeiro alertou a Exame que é preciso ter uma estratégia de envio de currículo para evitar uma exposição negativa.

Não enviar cópias de documentos e certificados não solicitados

Na ânsia de sair na frente na luta pela vaga, o candidato pode se sentir tentado a enviar cópias de trabalhos, documentos pessoais, certificados e diplomas, mesmo que os recrutadores não tenham solicitado.

Encher a internet com informações pessoais como essas não é seguro. Sem contar que um excesso de documentos e certificados não pedidos pode desqualificar o profissional. Ribeiro disse à Exame que não adianta enviar documentos adicionais se a pessoa não conhece a demanda da empresa.

Segundo ele, um perigo que se corre é do recrutador ler todo o material e concluir que a pessoa não tem o perfil de profissional que a empresa busca naquele momento. Portanto, a regra é simples: só enviar as comprovações que forem pedidas no processo de seleção.

Não ser 100% honesto no currículo

Outra lei de ouro para quem está procurando um emprego é a de jamais maquiar o currículo, ou seja, você não deve exagerar nem muito menos mentir sobre a sua educação, experiência profissional e demais informações contidas no documento.

Além dessa ser uma atitude nada profissional, extremamente antiética e até trapaceira, a possibilidade de ser pego existe e não é pequena. Caso isso aconteça, você poderá ficar com uma fama bem ruim no mercado, o que tornará ainda mais difícil conseguir um novo trabalho.

Não se preparar para a entrevista

É importante se preparar para mostrar ao recrutador que você é a pessoa adequada para a vaga. É bem difícil realizar isso sem pesquisar o máximo de informações possíveis a respeito da empresa que está contratando.

Pesquisar sobre os concorrentes da companhia e o mercado como um todo também ajuda muito. A partir disso, você pode fazer uma reflexão, comparando a empresa com a sua própria trajetória profissional, de modo que consiga explicar ao recrutador porque você é a pessoa adequada para o que a companhia busca no momento.

Não chegar na hora certa na entrevista

Atrasar-se logo na entrevista de emprego pode soar muito mal para o recrutador, uma vez que pontualidade é algo que se espera de boa parte dos profissionais. É claro que imprevistos acontecem, mas o ideal é fazer o máximo para evitá-los e estar no local da entrevista na hora marcada.

Para isso, vale a pena limpar a agenda de compromissos do dia e tentar sair de casa com uns bons minutos de antecedência. As informações são da Exame e do G1 via Inquietaria 99 Jobs.