Acho que mereço um aumento de salário ou promoção. E agora? | Mercado de Finanças

Acho que mereço um aumento de salário ou promoção. E agora?

Depois de certo tempo desempenhando um bom trabalho, entregando resultados excelentes para a empresa e buscando se qualificar, é normal que chegue o momento em que o funcionário sente que merece um aumento de salário ou que está pronto para ser promovido de cargo.

Infelizmente, nem sempre o timing do trabalhador é o mesmo dos chefes e donos da empresa. Assim, depois de algum tempo de espera e paciência, o profissional se vê obrigado a trazer à tona o assunto do aumento salarial ou da promoção.

Se esse é o seu caso, é possível que você esteja se perguntando como fazer isso. As dicas a seguir com certeza vão te ajudar!

O momento certo

Pegar o chefe de surpresa em um momento de crise ou de alto estresse na empresa pode não ser a melhor hora para pedir um aumento de salário ou promoção.

Segundo a BBC News, a especialista em tendências de carreira do site Glassdoor Jill Cotton defende que agendar uma conversa com antecedência dá a chance de que tanto o funcionário quanto o chefe tenham tempo para se preparar, fazendo com que seja mais provável que a troca seja produtiva.

A recomendação da especialista é ser sincero e afirmar que deseja marcar uma conversa especificamente sobre salário – ou, se for o caso, a respeito de uma promoção.

Além disso, é importante levar em consideração que apresentar o seu pedido em um momento em que o empreendimento está indo bem pode trazer mais chances de ter a solicitação aceita.

Outro ponto importante é conhecer muito bem as políticas da empresa para aumento salarial e promoções. Por exemplo, algumas companhias fazem isso de tempos em tempos, anualmente ou em ciclos.

Argumentos

Na hora de apresentar o pedido de um aumento de salário ou promoção é preciso ter uma série de bons argumentos a apresentar. Afinal, o chefe precisa encontrar bons motivos para atender às suas solicitações.

É importante saber dizer como você contribui para o crescimento da empresa, como o seu desempenho tem sido bom, como você melhorou e evoluiu ao longo do tempo em que está na companhia, como você é importante para a empresa, como é empenhado e dedicado, como tem se qualificado e como ajuda a sua equipe, gerência e demais chefes.

Se tiver números e outros dados que comprovem os argumentos que você está utilizando para justificar que merece um aumento de salário ou uma promoção, melhor ainda! Isso trará um embasamento maior para os seus argumentos e os tornará mais palpáveis.

Adicionalmente, algo que pode ajudar é apresentar ao chefe não apenas as suas conquistas mas também o que você almeja em relação ao seu futuro na empresa. 

Quanto pedir?

Quando estamos falando de um aumento de salário, recomenda-se que você tenha um valor exato em mente. Mas como chegar a esse número?

Algumas empresas possuem políticas que determinam faixas salariais para cada cargo. No entanto, dificilmente você terá acesso a esses valores. Assim, para chegar a um número, algo que pode ser feito é pesquisar o mercado para comparar o seu salário com o de colegas que atuam em segmentos parecidos ou na concorrência.

Outra tática sugerida é procurar anúncios de emprego na internet para descobrir os salários oferecidos em vagas semelhantes. Além disso, você pode buscar essas informações em estudos salariais recentes em sites de consultoria de RH e plataformas de recrutamento e seleção.

No entanto, é fundamental chegar a uma quantia que seja realista em relação ao seu cargo, às funções que você executa, ao seu desempenho e às suas habilidades.

Embora conhecer quanto os colegas ganham possa te dar um norte, é bom lembrar que isso não deve ser uma imposição ou único argumento para um aumento de salário. O pedido também deve ser justificado por aquilo que você entrega para a empresa.

Confiança

Não é todo mundo que se sente confiante para pedir um aumento de salário ou promoção. Assim, mesmo tendo certeza de que merecem esse reconhecimento, algumas pessoas preferem esperar que isso parta da chefia, algo que pode demorar para acontecer ou até mesmo não ocorrer.

Algo que pode ajudar a criar essa confiança é se preparar bastante para essa conversa, fazendo uma autorreflexão sobre a sua jornada, desempenho, importância e conquistas na empresa.

No entanto, também é possível que essa falta de confiança seja fruto de questões mais profundas, que precisam ser tratadas com o auxílio de acompanhamento psicológico.

Com informações do Meu Bolso em Dia e da BBC News Brasil.