loader image

Dicas para quem quer ser um Jovem Aprendiz

Um tutorial para te ajudar a ter sucesso na sua jornada como Jovem Aprendiz.

Passo a passo para ser um Jovem Aprendiz

1. Pesquise pelas vagas: Pesquise por vagas de jovem aprendiz nas empresas e entidades que fazem a ligação entre candidatos e empregadores na sua cidade e região. Selecione aquelas que mais te interessam e mais têm a ver com você. Além disso, leia todas as informações sobre a vaga e o processo de seleção.
2. Prepare-se: Com essas informações em mãos, prepare-se para o processo de seleção e monte um bom currículo. Mesmo sem experiência, é possível elaborar um currículo de qualidade. Insira seus dados pessoais (nome, idade, telefone e e-mail profissional), objetivo (que no caso é uma oportunidade como jovem aprendiz), cursos, palestras e projetos que já fez e participou, trabalhos voluntários e experiência profissional, caso tenha. Dê prioridade a incluir as informações mais pertinentes à vaga em questão e tome cuidado para não cometer erros de português.

3. No dia a dia: Depois de conquistar uma vaga de jovem aprendiz, vale a pena se dedicar, estar disposto a aprender e aproveitar as chances que surgirem na empresa. Alguns conselhos importantes para o jovem aprendiz incluem ser pontual, educado, organizado e criativo, cumprir as tarefas propostas, perguntar quando não entender algo, ter um comportamento adequado, comunicar-se de forma clara e respeitosa, gerenciar o tempo entre trabalho e estudos, demonstrar interesse, aceitar ser ensinado e receber críticas construtivas, preservar os espaços de uso coletivo e respeitar o espaço dos colegas.

4. Hora de dar tchau: Se depois de cumprir o seu período como jovem aprendiz em uma empresa, você tiver apresentado um bom desempenho e relacionamento com os colegas e chefes, isso pode abrir portas para conquistar um cargo como profissional naquele local ou ao menos receber uma indicação ou carta de recomendação para outras companhias do mesmo porte e seto. Assim, no término do seu contrato, vale a pena agradecer pela oportunidade e se disponibilizar para uma vaga que esteja aberta na empresa ou solicitar uma indicação ou carta de recomendação para outro local.

Tire todas as suas dúvidas sobre o Jovem Aprendiz

Como foi dito entre esses 3 artigos, como são as empresas que contratam e elas que fazem o processo de seleção, o candidato deve procurar as empresas da sua cidade ou região para ver quais estão com as seleções abertas, ou procurar entidade como CIEE que fazem a ligação entre o cadidato e a empresa.