Como financiar ou receber ou imóvel pelo Programa Minha Casa, Minha Vida | Mercado de Finanças
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Como financiar ou receber ou imóvel pelo programa

A seguir você encontra um tutorial que te ensina as possibilidades de acesso ao programa habitacional do Governo Federal.

Passo a passo de como ter acesso ao Programa Minha Casa, Minha Vida

1. Faixa 1: Os moradores que se encaixam na Faixa 1 do programa devem realizar o cadastro na prefeitura do município onde moram e disponibilizar toda a documentação solicitada.

2. Feito isso, é preciso aguardar a validação por parte da Caixa. Se aprovado, a família participa do sorteio e depois de contemplada, recebe as informações e, então, é feita a assinatura do contrato.

3. Faixas 2 e 3: É preciso escolher o imóvel desejado, fazer uma simulação na Caixa, informando dados do imóvel e a renda de quem está solicitando, e analisar as opções de financiamento disponíveis.

4. Os próximos passos incluem juntar a documentação necessária para entregar à Caixa, esperar pela análise e depois de aprovado, seguir em frente com a assinatura do contrato.

5. Documentos essenciais: Comprovante de renda (contracheque, holerite, extratos bancários de pessoa física ou pró-labore para profissionais autônomos), documento de identificação com foto (RG e CPF), comprovante do estado civil, certidão de nascimento ou casamento), comprovante de residência atual e declaração de imposto de renda.

6. Valores dos imóveis para área urbana: Faixa 1 (imóvel com subsídio): R$ 170 mil; faixa 1 e 2 (imóvel financiado): R$ 264 mil e faixa 3 (financiado): até R$ 350 mil.

7. Valores dos imóveis para área rural: Novos imóveis: até R$ 75 mil e reforma de imóvel: até R$ 40 mil (de R$ 23 mil anteriormente). Com informações do InvestNews e do Direcional.
Como receber e consultar o benefício

Para os Beneficiários do PIS:
Os trabalhadores podem verificar o valor e a data para recebimento do PIS por meio de aplicativos disponibilizados pela Caixa, como o Caixa TEM e o Caixa Trabalhador, ou por meio do atendimento telefônico gratuito pelo número 0800-7260207. Além disso, o acesso ao portal do Governo Federal e o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital são outras formas de obter essas informações.

Recebimento do PASEP:
Servidores públicos devem consultar o Banco do Brasil para informações sobre o PASEP, usando o atendimento telefônico gratuito pelo número 0800 729 0001, além das opções digitais disponíveis.

Para saber mais

Acesse o link abaixo e seja direcionado ao site do Ministério das Cidades/Governo Federal, em que você terá mais informações sobre as faixas do Programa Minha Casa, Minha Vida, assim como poderá receber mais detalhes sobre os requisitos, prioridades e formas de acesso ao benefício habitacional.