loader image

Como consultar o Valores a Receber e resgatar o dinheiro?

Siga o tutorial abaixo para acessar o sistema, descobrir se tem valores a receber e reaver o seu dinheiro!

Passo a passo de como usar o Sistema Valores a Receber

1. Entrar no site do Sistema Valores a Receber. Será preciso informar o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura e fazer o login na conta gov.br.
2. Após ler e aceitar o termo de ciência, o cidadão pode visualizar os valores que tem a receber e fazer solicitação do resgate do dinheiro. A tela do sistema informa: o valor a receber, o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor, a origem (tipo) do valor a receber e mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.

3. Para pedir a devolução dos seus valores esquecidos, o usuário deve selecionar uma das suas chaves Pix e informar seus dados pessoais. Recomenda-se guardar o número de protocolo para entrar em contato com a instituição, se necessário.
4. O tempo para recebimento do valor é de 12 dias úteis. Mas, mesmo que o cidadão tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada. Além disso, ela pode entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para confirmar a identidade do cidadão ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento de segurança, mas ressaltamos que você não deve fornecer as suas senhas a ninguém.

5. Se o sistema disponibilizar a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção, a orientação é entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Neste caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis. Outra opção é criar uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.

6. Já se o sistema não oferecer a opção “Solicitar por aqui”, a recomendação é entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.

7. Por fim, quem quiser pode exibir o comprovante que contém informações sobre o valor a receber, as solicitações realizadas e o protocolo de solicitação (caso tenha solicitado para receber via Pix). No computador, é possível salvar, imprimir ou compartilhar o comprovante para consultar no futuro. No celular, é possível compartilhar o comprovante por e-mail ou em aplicativos de mensagens.

Para saber mais

Acesse o link abaixo para ir até o site do Banco Central, tirar as suas dúvidas sobre o Valores a Receber, certificar-se de que está entrando no sistema correto e que não está caindo em golpes.