PGBL: Como reduzir o imposto de renda na escolha de uma previdência privada?

Publicidade

Publicidade

São Paulo – Para construir uma carteira de investimentos de longo prazo com boa relação risco e retorno, além de diversificar os investimentos, o planejamento tributário pode e deve se tornar um importante aliado dos investidores brasileiros.

Nesse sentido, um dos maiores atrativos dos planos de previdência complementar do tipo PGBL é que as seguradoras têm maior probabilidade de recomendar que aqueles que obtiveram a declaração de imposto de renda completa diferam 12% de sua receita total para a base de cálculo do IR.

Isso significa que a pessoa agora pode pagar menos impostos, pode pagar o dinheiro e só precisa acertar a conta com o IRS antecipadamente.

Publicidade

Publicidade

Para quem deseja contribuir para o plano de previdência nos últimos dias do ano, é necessário conhecer o prazo até 31 de dezembro, que é quinta-feira de 2020, de forma a gerar um retorno adequado do investimento no PGBL. Da declaração do próximo ano.

Porém, por questões operacionais, para os interessados ​​no PGBL para reduzir os ataques de Lionhead em 2021, no que diz respeito à plataforma XP Seguros, o plano pode ser assinado até 30 de dezembro, explicou o presidente do contrato, Roberto Teixeira. Companhia de seguros.

Ele disse: “Esse período costuma ser um pouco diferente, dependendo da estrutura operacional de cada empresa.”

Publicidade

Na Icatu Seguros (que também fixou a data de término do investimento no programa PGBL como incentivo fiscal na declaração de 2021), os ingressos de todos os fundos são reduzidos para R $ 1.000 para incentivar o diretor de previdência da seguradora Henrik Henrique Diniz disse que a poupança previdenciária é a mesma nesta época do ano.

Publicidade

O executivo disse: “Apesar desse prazo, dizemos que é ideal que os investidores contribuam há pelo menos uma semana.” Segundo ele, as pessoas costumam esperar até os últimos dias para tomar decisões sobre a previdência privada. , Para que tenham um melhor conhecimento da receita total do ano e calculem o valor ideal que podem pagar pelo plano.

Vantagens do PGBL
Na verdade, se uma pessoa com renda total igual a 100.000 reais investir 12.000 reais no PGBL, a base de cálculo do imposto a pagar será reduzida para 88.000 reais.

Os impostos são pagos apenas quando a totalidade ou parte do investimento é resgatada e o valor total acumulado pago. Isso é diferente dos planos do tipo VGBL. Nos planos do tipo VGBL, o imposto de renda depende apenas da receita.

Publicidade

Existem também dois sistemas fiscais diferentes – sistema tributário progressivo ou sistema tributário progressivo – os investidores devem fazer uma escolha ao formular um plano.

Publicidade

O primeiro modelo visa estimular a manutenção de longo prazo do aplicativo, reduzindo a taxa conforme o período de investimento aumenta. A partir do décimo ano, o IR passa a 10%.

Em sistema progressivo, as taxas de juros aumentam com base no valor do resgate, podendo seguir as mesmas regras da tabela do IR total, atingindo o teto de 27,5%.

Vale lembrar que um dos benefícios dos planos de previdência é a inexistência de “alimentação fixa”, que é a antecipação obrigatória do imposto de renda para aplicações em fundos de investimento.

Publicidade

Para quem é o PGBL
O modelo PGBL é ideal para quem utiliza formulário completo para declaração do imposto de renda, mas pode ser adotado por mais contribuintes. Para muitos investidores, mesmo que se aplique apenas ao PGBL, é necessário convertê-lo de um demonstrativo simplificado em um demonstrativo completo.

Apesar dos benefícios fiscais, a avaliação dos especialistas é de que os investidores brasileiros ainda não conseguem aproveitar este produto da melhor maneira possível.

Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), até setembro de 2020, o PGBL representará apenas 17% dos 977,6 bilhões de reais dos produtos de previdência privada.

Teixeira disse: “Muitas pessoas perderam a eficiência tributária do PGBL porque não consideraram tudo o que pode ser incluído nas despesas dedutíveis (como despesas médicas).”

Publicidade

Pelos cálculos do presidente da XP Seguros, no longo prazo, os benefícios fiscais podem ser equivalentes a três anos de salário em função da economia.

Devido à educação financeira para esclarecer as vantagens do produto, a participação do PGBL na XP Seguros é próxima a 25% e a da Icatu em cerca de 40%.

Diniz disse: “Quanto mais educação oferecemos, mais e mais pessoas passam a considerar o PGBL um substituto e passam a usufruir dos benefícios”.

De qualquer forma, o Diretor Icatu também reconheceu que os produtos de previdência não são tão fáceis de entender, pois é necessário avaliar certos aspectos como contribuições, tipos de planos e sistemas de tributação.

Para simplificar o trabalho, as seguradoras costumam disponibilizar simuladores que oferecem a melhor escolha de acordo com a situação pessoal de cada cliente.

Para o cálculo do valor ideal de contribuição a ser utilizado no plano de previdência PGBL sem extrapolar 12% do total do lucro tributável, é necessário consolidar o valor de todo o lucro tributável do período.

As principais fontes de receita tributável são salários, férias, pensões, pensões privadas e receitas de aluguel recebidas. Ressalte-se que a conta não inclui o décimo terceiro salário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo