O Facebook corre o risco de usar aplicativos populares em processos antitruste

Na quarta-feira, a empresa de mídia social Facebook foi atingida não uma, mas duas ações antitruste. A denúncia da Federal Trade Commission (Federal Trade Commission) 1 e a aliança de 48 procuradores-gerais estaduais exigiram a compra do Instagram (2012, US $ 715 milhões) e do WhatsApp (2014, US $ 19,6 bilhões). Essas aquisições eliminam ameaças diretas e dificultam a expansão de novos participantes.

A reclamação também acusou a empresa de mídia social de impedir que desenvolvedores de software de terceiros acessem a API principal, a fim de sufocar qualquer concorrência potencial. Os estados esperam que a empresa busque a aprovação antes de fazer grandes compras no futuro.

Ian Conner, diretor do FTC Competition Bureau, disse: “As redes sociais pessoais são vitais para a vida de milhões de americanos”. “A consolidação do Facebook e a manutenção de sua posição de monopólio privou os consumidores de sua vantagem competitiva. Nosso objetivo é reverter o comportamento anticompetitivo do Facebook e restaurar a concorrência para que a inovação e a livre concorrência possam florescer. ”

No entanto, a FTC tem o direito de conduzir pesquisas de interesse público novamente.Após a notícia de ontem, o preço das ações do Facebook caiu 1,93%. Os futuros apontaram que houve outra queda hoje porque os investidores digeriram o que isso significa.

Existe uma ameaça

De acordo com a empresa de pesquisas eMarketer, quase metade (48,8%) da receita de publicidade do Facebook nos Estados Unidos este ano vem do Instagram. A empresa prevê que esse número suba para 60,3% em 2022. De acordo com a Bloomberg News, o Instagram foi responsável por “ mais de 25% ” de sua receita em 2019.

Menlo Park, na Califórnia, não divulgou as vendas de sua chamada “família de aplicativos”, mas está cada vez mais claro que seu crescimento e futuro dependem das plataformas de mensagens Instagram e WhatsApp.

Diz-se que os anunciantes preferem o Instagram mais do que todas as outras plataformas de mídia social, especialmente quando os orçamentos são apertados. O relatório disse: “Os profissionais de marketing estão rastreando de forma inteligente a localização do crescimento do usuário. O Instagram adicionou novos usuários entre julho de 2020 e setembro de 2020, e seu número de crescimento excedeu até mesmo o Facebook.” Tendências sociais globais da Hootsuite. De acordo com sua pesquisa, mais da metade das empresas (61%) planejam aumentar seu orçamento para Instagram em 2021.

O Facebook também está empenhado em monetizar o WhatsApp e desenvolver plataformas de mensagens como ferramentas de e-commerce em grandes mercados como a Índia. Ao mesmo tempo, o crescimento de usuários do Facebook Blue é lento.

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