Inscrição, prioridade e impedimentos do Minha Casa, Minha Vida
Saiba quais são os requisitos, que facilitam o acesso ao programa habitacional
Os objetivos do Programa
De acordo com o Ministério das Cidades, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o Governo Federal visa gerar trabalho e renda, promover o desenvolvimento econômico e social e ampliar a qualidade de vida da população.
Além disso, o órgão informa que as habitações podem ser oferecidas sob forma de cessão, doação, locação, comodato (modalidade de empréstimo), arrendamento ou venda, mediante financiamento ou não.
Além disso, o órgão informa que as habitações podem ser oferecidas sob forma de cessão, doação, locação, comodato (modalidade de empréstimo), arrendamento ou venda, mediante financiamento ou não.
- Requisitos
- Mulheres: Um dos requisitos é que o título das propriedades seja prioritariamente entregue a mulheres. Essa lista de prioridades também inclui as famílias que tenham uma mulher como responsável pela unidade familiar. A prioridade também abrange os casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
- Outros impedimentos: Ter casa própria ou qualquer outro financiamento creditado em seu nome, ter sido beneficiado por outros programas habitacionais do governo, estar filiado ao Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) e/ou ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).
- Impedimentos
- Renda maior: Os cidadãos que residem nas áreas urbanas e possuem renda bruta familiar mensal maior que R$ 8 mil ou morem nas áreas rurais e têm renda bruta anual mais alta R$ 96 mil não conseguem ter acesso ao Programa Minha Casa, Minha Vida.
- Financiamento via FGTS: Titulares de contrato de financiamento obtido com recursos do FGTS ou em condições equivalentes às do Sistema Financeiro da Habitação, em qualquer parte do país também estão excluídos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Como acessar o programa?
Abaixo disponobilizamos um passo a passo completo para você saber como financiar ou receber o programa Minha Casa, Minha Vida.
Portando, clique no botão abaixo, e assista o anúncio completo para saber como ter acesso ao programa!
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Você assistirá um breve anúncio.
Como financiar ou receber imóvel pelo programa
A seguir você encontra um tutorial que te ensina as possibilidades de acesso ao programa habitacional do Governo Federal.
Passo a passo de como ter acesso ao Programa Minha Casa, Minha Vida
1. Faixa 1: Os moradores que se encaixam na Faixa 1 do programa devem realizar o cadastro na prefeitura do município onde moram e disponibilizar toda a documentação solicitada.
2. Feito isso, é preciso aguardar a validação por parte da Caixa. Se aprovado, a família participa do sorteio e depois de contemplada, recebe as informações e, então, é feita a assinatura do contrato.
3. Faixas 2 e 3: É preciso escolher o imóvel desejado, fazer uma simulação na Caixa, informando dados do imóvel e a renda de quem está solicitando, e analisar as opções de financiamento disponíveis.
4. Os próximos passos incluem juntar a documentação necessária para entregar à Caixa, esperar pela análise e depois de aprovado, seguir em frente com a assinatura do contrato.
5. Documentos essenciais: Comprovante de renda (contracheque, holerite, extratos bancários de pessoa física ou pró-labore para profissionais autônomos), documento de identificação com foto (RG e CPF), comprovante do estado civil, certidão de nascimento ou casamento), comprovante de residência atual e declaração de imposto de renda.
6. Valores dos imóveis para área urbana: Faixa 1 (imóvel com subsídio): R$ 170 mil; faixa 1 e 2 (imóvel financiado): R$ 264 mil e faixa 3 (financiado): até R$ 350 mil.
7. Valores dos imóveis para área rural: Novos imóveis: até R$ 75 mil e reforma de imóvel: até R$ 40 mil (de R$ 23 mil anteriormente). Com informações do InvestNews e do Direcional.
2. Feito isso, é preciso aguardar a validação por parte da Caixa. Se aprovado, a família participa do sorteio e depois de contemplada, recebe as informações e, então, é feita a assinatura do contrato.
3. Faixas 2 e 3: É preciso escolher o imóvel desejado, fazer uma simulação na Caixa, informando dados do imóvel e a renda de quem está solicitando, e analisar as opções de financiamento disponíveis.
4. Os próximos passos incluem juntar a documentação necessária para entregar à Caixa, esperar pela análise e depois de aprovado, seguir em frente com a assinatura do contrato.
5. Documentos essenciais: Comprovante de renda (contracheque, holerite, extratos bancários de pessoa física ou pró-labore para profissionais autônomos), documento de identificação com foto (RG e CPF), comprovante do estado civil, certidão de nascimento ou casamento), comprovante de residência atual e declaração de imposto de renda.
6. Valores dos imóveis para área urbana: Faixa 1 (imóvel com subsídio): R$ 170 mil; faixa 1 e 2 (imóvel financiado): R$ 264 mil e faixa 3 (financiado): até R$ 350 mil.
7. Valores dos imóveis para área rural: Novos imóveis: até R$ 75 mil e reforma de imóvel: até R$ 40 mil (de R$ 23 mil anteriormente). Com informações do InvestNews e do Direcional.
Como receber e consultar o benefício
Para os Beneficiários do PIS:
Os trabalhadores podem verificar o valor e a data para recebimento do PIS por meio de aplicativos disponibilizados pela Caixa, como o Caixa TEM e o Caixa Trabalhador, ou por meio do atendimento telefônico gratuito pelo número 0800-7260207. Além disso, o acesso ao portal do Governo Federal e o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital são outras formas de obter essas informações.
Recebimento do PASEP:
Servidores públicos devem consultar o Banco do Brasil para informações sobre o PASEP, usando o atendimento telefônico gratuito pelo número 0800 729 0001, além das opções digitais disponíveis.
Para os Beneficiários do PIS:
Os trabalhadores podem verificar o valor e a data para recebimento do PIS por meio de aplicativos disponibilizados pela Caixa, como o Caixa TEM e o Caixa Trabalhador, ou por meio do atendimento telefônico gratuito pelo número 0800-7260207. Além disso, o acesso ao portal do Governo Federal e o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital são outras formas de obter essas informações.
Recebimento do PASEP:
Servidores públicos devem consultar o Banco do Brasil para informações sobre o PASEP, usando o atendimento telefônico gratuito pelo número 0800 729 0001, além das opções digitais disponíveis.
Para saber mais
Acesse o link abaixo e seja direcionado ao site do Ministério das Cidades/Governo Federal, em que você terá mais informações sobre as faixas do Programa Minha Casa, Minha Vida, assim como poderá receber mais detalhes sobre os requisitos, prioridades e formas de acesso ao benefício habitacional.