Diferença: ações ordinárias e preferenciais

O que são ações ordinárias e preferenciais?

Os potenciais investidores que desejam adquirir ações ou propriedades da empresa podem optar por adquirir ações ordinárias e preferenciais. As empresas geralmente emitem e vendem ações para levantar fundos para vários planos de negócios. Antes de comprar, é importante compreender e compreender a diferença entre ações ordinárias e preferenciais.

ações ordinárias e preferenciais

O que são ações ordinárias?

Quando alguém se refere às ações de uma empresa, geralmente se refere às ações ordinárias. Aqueles que compram ações ordinárias, na verdade, compram ações de propriedade da empresa. Os titulares de ações ordinárias terão direito a voto, e os direitos de voto aumentam na proporção do número de ações detidas pelo titular.

Aqueles que compram ações ordinárias tentam vender as ações por um preço mais alto do que as ações. Às vezes, os dividendos pagos são vinculados às ações ordinárias.

O que são ações preferenciais?

Embora as ações preferenciais ainda tenham certas características das ações ordinárias, elas também têm certas características dos títulos. Como uma atualização, o emissor do título toma emprestado fundos dos detentores de títulos e paga uma taxa fixa para esses detentores, pagando uma taxa fixa por um período especificado. Assim como os títulos, as ações preferenciais ganham renda fixa através de dividendos recorrentes.

Além disso, o valor nominal das ações preferenciais é afetado pelas taxas de juros. Quando as taxas de juros sobem, o valor das ações preferenciais cai. Quando as taxas de juros caem, o valor das ações preferenciais aumenta. Semelhante aos acionistas ordinários, aqueles que compram ações preferenciais ainda comprarão ações de propriedade da empresa.

Diferença entre ações ordinárias e preferenciais

Ação Ordinária

As ações ordinárias e preferenciais têm uma grande diferença. As ordinárias fornecem aos investidores o patrimônio da empresa. Muitas empresas se especializam na emissão de ações ordinárias e vendem muito mais ações ordinárias do que ações preferenciais na bolsa de valores.

VEJA TAMBÉM COMO É O MERCADO DE BITCOIN 

Os investidores detentores de ações ordinárias geralmente têm o direito de votar no conselho de administração da empresa e aprovar as principais decisões da empresa, como fusões (embora algumas empresas tenham ações ordinárias sem direito a voto).

A característica mais atraente das ações ordinárias é que, conforme a empresa se expande e os lucros aumentam, o valor das ações ordinárias aumentará dramaticamente com o tempo. Isso pode criar retornos substanciais para os investidores. Por exemplo, aqui está o quanto as ações da Apple (NASDAQ: AAPL) aumentaram desde sua listagem:

ações ordinárias e preferenciais

Pelo preço mais recente, um investimento de US $1.000 no IPO da Apple vale quase US $71.000. Às vezes, as ações da Apple caem drasticamente em um curto tempo. Isso faz parte do risco das ações ordinárias, que é muito mais volátil do que as ações ordinárias.

Ações preferenciais

A diferença entre as ações ordinárias e presenciais é que as ações preferenciais geralmente têm mais propriedade do que as ações ordinárias. Os dividendos das ações preferenciais costumam ser muito maiores do que os das ações ordinárias e são fixos em uma determinada proporção, enquanto os dividendos das ações ordinárias podem ser alterados ou até mesmo eliminados. As ações preferenciais também têm um preço de resgate definido e a empresa acabará pagando o preço de resgate pelo preço de resgate. O valor de resgate como garantia de vencimento limita a quantidade de ações preferenciais que os investidores estão dispostos a pagar.

O rótulo de “prioridade” vem de três vantagens do estoque preferencial:
• Os acionistas preferenciais pagaram antes de os acionistas ordinários receberem os dividendos.
• O rendimento de dividendos sobre ações preferenciais é maior que o rendimento de dividendos normalmente recebido por ações ordinárias ou detentores de títulos (o que é muito atraente a baixas taxas de juros).
• No caso de falência da empresa, as ações preferenciais têm maiores direitos de reembolso do que as ações ordinárias.

Em outras palavras, eles são realmente “preferidos” por investidores que desejam dividendos mais seguros e menos risco de perda.

Ações ordinárias e preferenciais: Qual é a melhor?

Decidir se é melhor investir em ações ordinárias e preferenciais está relacionado aos seus objetivos de investimento. Se você está procurando um crescimento substancial do investimento, mas não se preocupa em gerar renda, então escolha as ações ordinárias. Além disso, se você quiser ouvir seu voto quando a empresa em que você investe fizer uma mudança estratégica, pode estar mais interessado em ações ordinárias

Por outro lado, se você estiver procurando por um investimento mais abrangente que possa fornecer crescimento e renda relativamente estáveis, as ações preferenciais podem ser sua escolha. Embora essas ações não tenham crescido significativamente e não forneçam direitos de voto, elas fornecem uma renda que é difícil de competir.

Você investe em ações preferenciais ou ordinárias? Por que você escolheu investir em ações ordinárias e preferenciais?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo